terça-feira, 8 de dezembro de 2009

As Funções do Brincar na Escola

Os educadores devem estar conscientes das diferenças que eles e as crianças atribuem à atividade lúdica na escola. Ao propormos um trabalho de educação corporal a partir de um repertório de brincadeiras no ambiente escolar, temos que ter um olhar educativo no momento de cada vivência. O que estou ensinando através das brincadeiras? Afinal as educadoras e educadores têm objetivos a cumprir em termos de formação humana junto às crianças. São eles que planejam cada situação de aprendizagem, escolhendo os conteúdos a serem aprendidos, a organização da sala, o tempo despendido para cada atividade e a avaliação. Isso porém, não quer dizer pedagogizar a atividade lúdica.Por outro lado, as crianças não pensam sobre isso quando brincam. Não estão preocupadas com os conteúdos e nem se a atividade servirá para aquisições posteriores. Para elas o brincar tem um fim em si mesmo, não é uma preparação para a vida adulta ou recurso para aprenderem outros saberes. O que percebem como importante nessas atividades é a atuação corporal carregada de movimentos, pensamentos, desejos e emoções que tanto lhe agradam e que também, às vezes, causa grandes dissabores ou frustrações. Nesse sentido, para a criança o brincar prescinde do futuro, pouco necessita dele, o que vale é o aqui e agora, o presente bem vivido e bem jogado. Fonte:www.moderna.com.br

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